Juruá Informativo

Justiça Eleitoral aceita impugnações e suspende candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

Nesta quinta-feira, 29 de agosto, o jornal A Tribuna revelou que a Justiça Eleitoral acatou o pedido de impugnação de oito candidaturas para as eleições deste ano. Entre os candidatos afetados estão Rodrigo Damasceno, concorrendo à prefeitura de Tarauacá, e sua vice, Marilete Vitorino; a ex-prefeita Leila Galvão, que disputa a prefeitura de Brasiléia; o ex-prefeito Itamar de Sá, candidato em Marechal Thaumaturgo; o ex-prefeito Antônio Barbosa de Sousa (Zum), concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal de Assis Brasil; e o vereador Diojino Guimarães da Silva (PDT), que busca a reeleição na Câmara de Epitaciolândia.

Todos os candidatos disputam cargos nas eleições deste ano/Foto: Reprodução

O promotor eleitoral Luã Brito Barbosa foi o responsável pelo pedido de impugnação da candidatura de Leila Galvão, baseando sua ação na inclusão do nome dela na lista de inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC).

No caso de Itamar Sá, candidato a prefeito de Marechal Thaumaturgo, o atual prefeito Valdelio Furtado (Progressistas), que também busca a reeleição, contratou uma equipe de advogados de Brasília para contestar a candidatura do adversário.

Além disso, a Justiça Eleitoral do Acre informou ter recebido 84 denúncias de possíveis irregularidades eleitorais, encaminhadas pelo aplicativo Pardal. Também foram abertos 16 processos por portaria, atualmente sob investigação pela Polícia Federal.

Sair da versão mobile