Governo do Acre constrói barreira em igarapé quase seco para evitar crise de abastecimento de água na cidade

O órgão divulgou imagens que evidenciam a situação crítica de certas partes do afluente.

A situação de seca extrema que está atingindo o Acre recentemente representa uma grande preocupação, especialmente pelo risco de falta de água para a população. Um dos locais mais afetados é Tarauacá, situado no interior do estado.

Medida emergencial evita o racionamento de água em Tarauacá. Foto: cedida.

Diante da gravidade do cenário, o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), em conjunto com a Prefeitura Municipal, teve que tomar medidas emergenciais. Foi necessária a construção urgente de uma barragem no Igarapé Pirajá para garantir a continuidade da captação de água.

Essa ação resultou em um aumento de 60 cm no nível da água represada em apenas um dia, melhorando a capacidade de armazenamento e distribuição de água para os residentes do município.

Após a construção da barragem, nível do igarapé se recupera consideravelmente. Foto: cedida.

Fotos fornecidas pelo órgão evidenciam o estado crítico do igarapé, que chegou ao ponto em que era possível atravessá-lo a pé sem dificuldades. O presidente do Saneacre, José Bestene, destacou: “A nossa captação no igarapé estava extremamente baixa. Contudo, seguindo as orientações do governador Gladson Cameli e com o suporte da Prefeitura de Tarauacá, nossa equipe construiu uma barragem. Em menos de 24 horas, conseguimos elevar o nível do manancial em 60 centímetros, resolvendo o problema de forma temporária.”

Igarapé Pirajá em Tarauacá, antes da intervenção. Foto: cedida.

Apesar de a construção da barragem não eliminar completamente o risco de desabastecimento, ela representa uma solução temporária crucial para garantir que a população continue tendo acesso à água. “Para evitar a interrupção total do fluxo do igarapé, instalamos uma tubulação na barreira para permitir a drenagem e manter o percurso natural do manancial. Além dessa intervenção emergencial, a autarquia de saneamento está utilizando um caminhão-pipa para fornecer água potável a órgãos públicos e áreas mais distantes da zona urbana”, informou a Agência de Notícias do Acre.