O Ministério Público do Acre (MPAC) está alertando a população sobre um novo golpe identificado como “falsa facção”. Este esquema envolve golpistas que se fazem passar por membros de facções criminosas para extorquir dinheiro por meio de ameaças e intimidação.

Sede do Ministério Público do Acre/Foto: ContilNet
De acordo com o MPAC, os golpistas entram em contato com as vítimas por telefone, se apresentando como integrantes de facções criminosas e exigem dinheiro sob ameaça. Utilizando fontes abertas e bancos de dados não autorizados, eles obtêm informações pessoais das vítimas e depois investigam suas redes sociais para coletar detalhes sobre sua vida e fotos de familiares.
Com essas informações em mãos, os criminosos enviam imagens das pessoas próximas à vítima e fazem ameaças de sequestro, assassinato ou outros danos graves, caso o dinheiro exigido não seja entregue. O número do telefone usado frequentemente parece local, com o DDD correspondente à área da vítima, como o 068 no Acre.
O MPAC recomenda que, ao receber uma ligação com ameaças, a pessoa deve desligar imediatamente e bloquear o número. É essencial não acreditar em ameaças feitas por telefone e evitar compartilhar informações pessoais ou financeiras com desconhecidos.
Veja: