Juruá Informativo

Acidente aéreo no Acre: queda de avião com 12 mortes foi a terceira maior tragédia global de 2023

O acidente vitimou 12 pessoas que estavam a bordo da aeronave/Foto: ContilNet

Após o trágico acidente aéreo em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (9), que resultou em mais de 60 mortes, uma análise do site Aviation Safety Network, publicada pelo Valor Econômico, revelou que o acidente no Acre foi o terceiro mais mortal globalmente em 2023.

O acidente vitimou 12 pessoas que estavam a bordo da aeronave/Foto: ContilNet

O site destacou que o acidente em Vinhedo, com o maior número de vítimas fatais em mais de um ano, superou o de um Bombardier da Saurya Airlines, que havia causado a morte de 18 pessoas no mês passado durante a decolagem no Nepal. A maior tragédia de 2023 ocorreu no Nepal em janeiro, com 72 mortes. No Brasil, os dois maiores acidentes de 2023 ocorreram em Barcelos, Amazonas, em setembro, com 14 vítimas, e no Acre, onde 12 pessoas perderam a vida em um acidente que envolveu a queda e explosão de um avião próximo ao Aeroporto de Rio Branco.

Detalhes do Acidente

No dia 29 de outubro, o Acre enfrentou o terceiro mais grave acidente aéreo registrado na sua história, com a queda de um pequeno avião próximo ao Aeroporto de Rio Branco. O governo estadual confirmou a morte de 12 pessoas no incidente.

O avião, um Cesna Caravan com prefixo PT-MEE, possuía autorização para táxi aéreo e um certificado de aeronavegabilidade válido até agosto de 2024. A aeronave pertencia à Art Táxi Aéreo, uma empresa amazonense que opera a rota Acre-Amazonas.

Aeronave caiu próximo ao Aeroporto de Rio Branco; 12 vítimas morreram/Foto: Corpo de Bombeiros do Acre

Vítimas

O acidente resultou na morte de 12 pessoas, incluindo 9 adultos e uma bebê, além dos dois tripulantes (piloto e copiloto). Todos faleceram no local após a explosão do avião. A aeronave estava a caminho de Eurinepé, no Amazonas, com uma parada programada em Envira. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CBMAC) foram rapidamente enviadas ao local do acidente.

Envira decretou luto oficial de três dias em homenagem às quatro vítimas da cidade, que incluíam dois empresários, uma servidora pública e uma outra mulher. Os demais passageiros eram residentes de Eirunepé.

Lista das Vítimas

Passageiros:
– Alexander Bezzerra
– Francisco Eulimar
– Ana Paula Melo
– Raimundo Nonato Melo
– José Maria Epifanio
– Antonio Matos
– Antonia Elizângela
– Edineia de Lima
– Clara Maria Monteiro

Tripulantes:
– Cláudio Atílio Montari – Piloto
– Kleiton Lima Almeida – Copiloto

Sair da versão mobile