Na tarde desta terça-feira (13), uma tentativa de rebelião foi registrada no Presídio Manoel Neri, localizado em Cruzeiro do Sul. De acordo com os relatos, a situação envolveu não apenas os policiais penais, mas também a Polícia Militar e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O site ac24horas foi o responsável pela divulgação inicial da informação.
A equipe de reportagem do ContilNet entrou em contato com a assessoria do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), que afirmou estar no processo de confirmação dos detalhes do incidente.
O governo estadual, por meio do Iapen, emitiu uma nota oficial mais tarde, confirmando que o princípio de rebelião no Presídio Manoel Neri foi controlado pelas forças de segurança. A ocorrência envolveu detentos dos pavilhões 7 e 8 e, embora tenha causado alguns ferimentos leves em presos que receberam atendimento do Samu, não resultou em fugas.
Na semana passada, as visitas ao presídio haviam sido suspensas após uma tentativa de fuga.
Nota pública sobre princípio de motim no presídio de Cruzeiro do Sul
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que na tarde desta terça-feira, 13, detentos pertencentes ao pavilhão 7 da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, iniciaram um motim que se estendeu ao pavilhão 8.
A ação foi controlada pelas forças de segurança, não havendo fugas. Alguns detentos tiveram ferimentos leves e foram devidamente atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Marcos Frank Costa
Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre
Veja o vídeo: