O perfil Rota Geográfica, conhecido por divulgar levantamentos curiosos sobre os estados brasileiros nas redes sociais, destacou nesta semana as cidades mais peculiares de cada unidade federativa.
No Acre, segundo o instituto, o município de Xapuri se destaca como o que possui o nome mais incomum entre os 22 municípios acreanos.

Xapuri fica localizada na região do Vale do Acre/Foto: Reprodução
Xapuri, celebrando 119 anos em 2024, é reconhecido como a terra do líder seringueiro Chico Mendes, além de ter sido berço de outras figuras importantes do Acre, como Adib Jatene, Armando Nogueira, Francimar Bodão e Jarbas Passarinho.
A cidade histórica é venerada como o epicentro da Revolução Acreana e um símbolo do Movimento Ambientalista Mundial, graças à influência de Chico Mendes. Sua residência ainda é um dos principais pontos turísticos do estado.

Casa de Chico Mendes, em Xapuri. Foto: Juan Diaz/ContilNet
Xapuri é também conhecido por sediar anualmente uma das maiores festas religiosas da Região Norte: a procissão de São Sebastião, que reúne mais de 20 mil pessoas todo dia 20 de janeiro.

Festa de São Sebastião, em Xapuri. Foto: Arquivo
Histórico
Os primeiros habitantes da região foram os índios das tribos xapurys, catianas e moneteris. A colonização teve início com a expedição de Manuel Urbano da Encarnação à foz do rio Xapuri, em 1861.
As terras, originalmente propriedade do seringalista cearense Manuel Raimundo, foram fundamentais durante o Ciclo da Borracha.
Os seringais da região de Xapuri foram os mais produtivos do planeta, elevando a área à posição de destaque social, cultural e econômica dentro e fora do Acre.
Xapuri foi fundada em 1883 logo após a criação de Volta da Empreza, atual Rio Branco. Durante o Ciclo da Borracha, a vila se tornou um importante centro de comércio de borracha e castanha-do-acre.
A região foi palco da Revolução Acreana entre 1899 e 1903, quando o Acre, então parte da Bolívia, foi reivindicado pelos brasileiros. Na época da Guerra do Acre, os bolivianos se referiam à área como Mariscal Sucre.
