Quais celulares Motorola carregam por indução? Veja lista

Diferente da Apple, a Motorola tem poucos celulares na lista de compatíveis com o carregamento sem fio; contemplados estão nas linhas premium da marca estadunidense

Os celulares da Motorola que carregam por indução são aqueles que pertencem ao segmento premium da marca e, consequentemente, são mais caros. É o caso do Moto Edge 40 e do Razr 40 Ultra, modelo mais avançado da linha de dobráveis da fabricante estadunidense. Pelo que indica o blog Hello Moto e a página do carregador sem fio oficial, nenhum smartphone da linha Moto G, mais acessível, possui mecanismo de carregamento por indução.

Motorola Edge 50 Ultra em mãos

Motorola Edge 50 Ultra em mãos — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

A tecnologia de carregamento sem fio funciona por meio do que é chamado de indução magnética. Para isso, tanto o carregador quanto o celular contém uma bobina interna. Quando os dois dispositivos são encostados, a base do carregador emite uma energia elétrica que é recebida pelo smartphone, o que inicia o carregamento da bateria, como explica o site Hello Moto.

Motorola Razr Ultra 40 é um dos poucos aparelhos da marca com indução magnética — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Motorola Razr Ultra 40 é um dos poucos aparelhos da marca com indução magnética — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Mesmo com o avanço tecnológico, a indução magnética é bem mais lenta do que o carregamento com fio. Isso ocorre porque uma base wireless traz entre 15 W e 50 W de potência, enquanto um carregador padrão geralmente oferece entre 25 W e 80 W. Existem alguns carregadores específicos, como o Xiaomi Hypercharger, que pode chegar a 120 W ou até 200 W de potência, carregando uma bateria grande por completo em menos de 10 minutos.

Como carregar celular Motorola por indução?

Para que um celular Motorola comece a carregar por indução, basta posicionar o smartphone na base compatível e esperar o processo iniciar. A própria marca dispõe de dois modelos em sua loja oficial online, sendo um preto, com 15 W de potência, e um branco, com 50 W. Enquanto o primeiro custa, atualmente, R$ 284,05 à vista, o segundo acessório tem o preço de R$ 474,05.

Carregador wireless da Motorola com base e potência de 15 W — Foto: Divulgação/Motorola
Carregador wireless da Motorola com base e potência de 15 W — Foto: Divulgação/Motorola

Quando um dispositivo está sendo recarregado por indução magnética, existe um pouco de perda de energia que se dissipa em forma de calor. Por este e outros fatores, é comum o carregamento sem fio ser mais lento do que com fio. O blog Hello Moto indica que é comum o smartphone aquecer um pouco durante o procedimento, entretanto, isso não deve ser um problema para o aparelho.

A Motorola recomenda cuidado com o uso de acessórios não regulamentados ou de baixa qualidade. Nesses casos, pode haver, sim, um superaquecimento do celular. Segundo o texto, o ideal é utilizar produtos certificados e seguir as instruções do fabricante para diminuir riscos.

Quais modelos da Motorola carregam por indução?

Linha Edge

Linha Razr