Polêmica: Oposição questiona estado de saúde de Suly enquanto mãe defende ex-candidata

A desistência de Suly gerou controvérsia no município e provocou um debate intenso em um grupo político de Brasiléia.

A pré-candidata a prefeita de Brasiléia pelo Progressistas, Suly Guimarães, anunciou nesta sexta-feira (19) que decidiu retirar sua candidatura à prefeitura do município devido a problemas de saúde.

Em comunicado, ela explicou que, após consultas médicas em Goiânia, optou por desistir da corrida eleitoral. Nas últimas semanas, Suly enfrentou sangramentos causados por nódulos que surgiram na mama e no útero.

Suly Guimarães, chefe de gabinete de Fernanda Hassem/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O anúncio da desistência de Suly gerou controvérsias na cidade e provocou uma discussão intensa em um grupo político de Brasiléia. O ContilNet teve acesso a áudios enviados por membros desse grupo, incluindo a mãe de Suly e a prefeita Fernanda Hassem.

A polêmica começou quando alguns opositores ao grupo de Fernanda sugeriram que Suly não estaria realmente doente e que teria retirado sua candidatura devido a supostos resultados baixos nas pesquisas eleitorais.

Em um dos áudios enviados ao ContilNet, uma mulher afirmou que a doença de Suly seria apenas uma desculpa inventada.

“Desde 2018 que ela está doente, e agora é que apareceu. Pare com essa história, isso é só uma desculpa! A verdadeira doença dela foi a rejeição do povo de Brasiléia”, disse.

Outro membro do grupo chegou a pedir que Fernanda e Suly apresentassem os atestados médicos e laudos que comprovassem a doença.

“Onde estão os documentos que provam que ela está realmente doente? Mostrem para o grupo e para as pessoas que estão preocupadas. Mostrem os atestados médicos, os laudos que comprovam os problemas de saúde que ela diz ter. Em nenhum momento estou dizendo que ela está mentindo. Estou dizendo que estão inventando essa história de doença por outros motivos”, acusou outro membro.

Dona Ana, mãe de Suly Guimarães/Foto: Reprodução

Diante da confusão, a mãe de Suly, dona Ana, sentiu-se compelida a intervir no grupo para defender a filha das acusações.

“Eu preferia não ter que entrar neste grupo, mas como mãe da Suly, sinto que tenho o direito de pedir que cada um respeite minha filha e minha família. Ela não está com uma doença grave. Ela está buscando tratamento. Sim, ela está enfrentando sangramentos e precisará cuidar de sua saúde porque a saúde vale mais do que a prefeitura, do que a candidatura, do que a política. Nós nunca vivemos para a política. Peço respeito pela minha filha”, disse a mãe de Suly.