Agentes policiais e membros do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) estão realizando uma operação no Segundo Distrito de Rio Branco nesta quinta-feira (4).

Policiais militares em preperação momentos antes da deflagração da Operação/Foto: Reprodução
A ação inclui a execução de pelo menos 10 mandados de busca e apreensão direcionados a indivíduos ligados ao crime organizado atuante na região.
Esta etapa marca o início da segunda fase da operação denominada “Off the Rails”, que em sua fase inaugural em 2022 resultou na prisão de mais de 20 criminosos.
Nos primeiros três dias de julho deste ano, quatro homicídios ocorreram na mesma área da cidade, aparentemente ligados a conflitos entre facções rivais disputando território para o tráfico de drogas.
Entre as vítimas, uma mulher foi encontrada envolvida em uma manta e sendo incinerada, seguindo um padrão de crime semelhante ao ocorrido no dia seguinte com um homem. As outras vítimas foram fatalmente baleadas ou esfaqueadas.
O promotor de Justiça Bernardo Albano, coordenador do Gaeco nesta operação, destacou que o objetivo da ação de hoje é aprofundar as investigações e coletar evidências relacionadas aos membros de uma organização criminosa com atuação local.
“Além disso, descobriu-se uma conexão entre esta organização criminosa e traficantes e fornecedores de drogas no Centro-Oeste brasileiro, particularmente envolvidos no envio de maconha para a Região Norte em troca de cocaína no sentido oposto”, explicou o promotor.
A primeira fase da Operação “Off the Rails” foi realizada em 2022, resultando no cumprimento de 22 mandados no interior do Acre e no estado do Tocantins. Até o momento, não houve detenções durante a operação de hoje.
