A proposta inicial do senador Marcio Bittar (UB-AC) para a construção de uma estrada ligando o Acre ao Peru, via Cruzeiro do Sul, foi temporariamente suspensa devido à pressão de movimentos ambientalistas e indígenas.
O Ministério Público Federal (MPF) também se posicionou contra o projeto, alegando riscos ambientais e impactos negativos sobre comunidades indígenas na região da Serra do Divisor.
Apesar disso, o tema voltou a ser discutido durante um seminário em Cruzeiro do Sul, com a participação do governador Gladson Cameli. O seminário focou na consolidação da Rota Quadrante Rondon, que visa estabelecer uma importante via comercial até o Oceano Pacífico, através do Peru.

Autoridades brasileiras e peruanas assinam a chamada Carta de Cruzeiro do Sul: compromisso coma integração/Foto: Ascom
As discussões incluíram alternativas como uma rota inicial via aérea e futuros estudos para uma rodovia até Pucallpa, Peru. O evento reuniu autoridades peruanas e brasileiras, destacando a integração econômica e as oportunidades de desenvolvimento para a região do Vale do Juruá.
Governador Gladson Cameli recebe autoridades peruanas em Cruzeiro do Sul/Foto: Ascom
O seminário também destacou o potencial do Porto de Chancay, no Peru, financiado pela China, como um hub de exportação para a Ásia, com Cruzeiro do Sul, estrategicamente posicionado a 600 quilômetros do porto, podendo se beneficiar significativamente dessa proximidade.
Assurbanípal Mesquita, secretário de Industria, Ciência e Tecnologia/Foto: Ascom
A assinatura da Carta Cruzeiro do Sul marcou um compromisso histórico para fortalecer a integração comercial entre Brasil e Peru, incluindo projetos de infraestrutura, logística, e desenvolvimento regional.
Essa iniciativa visa não apenas fortalecer o comércio, mas também reduzir custos de transporte e impulsionar o crescimento econômico das regiões envolvidas, estabelecendo novos laços e oportunidades para ambos os países.