As políticas públicas relacionadas à estruturação e interconexão de trilhas em unidades de conservação federais administradas pelos Instituto Chico Mendes conquistaram mais um reconhecimento internacional, com o anúncio da premiação do chefe do Parque Nacional de Sete Cidades, Waldemar Justo, pela World Trails Network, maior agremiação de trilhas do planeta.

Sinalização em trilha dos Caminhos da Serra do Ibiapaba no Parque Nacional de Sete Cidades – Foto: ACERVO/ICMBio
O gestor foi escolhido como Embaixador das trilhas mundiais, pela qualidade e excelência dos Caminhos da Ibiapaba, dos quais, em parceria com o gestor do Parque Nacional de Ubajara Gilson Mota, são os idealizadores e implementadores.
“O prêmio é um reconhecimento da atuação do ICMBio na implementação das políticas públicas federais que regulamentam as trilhas de longo curso, em parceria com outros órgãos como o Ministério do Meio Ambiente e do Turismo”, destaca Waldemar Justo.
Segundo ele, o prêmio enaltece o esforço brasileiro na implementação da Rede Brasileira de Trilhas, que começa a se firmar como referência mundial no assunto. Trata-se do segundo reconhecimento internacional em dois anos, já que a Rede foi agraciada com o International Trails Leadership, outorgado em maio de 2023 pela American Trails Society.
Os Caminhos da Ibiapaba é um projeto de uma trilha Regional que integra a Política Pública da Rede Brasileira de Trilhas que conecta o Parque Nacional de Sete Cidades ao Parque ao Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, através da APA da Serra do Ibiapaba.
Como parte do prêmio recebido, a convite da World Trails Network, Waldemar Justo participará da World Trails Conference, em Otawa, no Canadá, de 30 de setembro a 3 de outubro de 2024.
Os Caminhos da Serra do Ibiapaba são parte da política pública Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade, implementada conjuntamente pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério do Turismo e Instituto Chico Mendes.