Facebook ‘morreu’? Veja 6 coisas que você só pode fazer nesta rede social
vanusa
Relembre seis funções úteis do Facebook que não estão disponível em outras redes sociais — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
O Facebook é uma das redes sociais mais usadas do mundo, mas diversos usuários antigos da plataforma, especialmente os mais jovens, migraram para outros apps, como o Instagram e o TikTok, nos últimos anos.
Contudo, a plataforma criada por Mark Zuckerberg apresenta diversas funções exclusivas e muito úteis que não estão em outros aplicativos, como os lembretes de aniversário e a possibilidade de criar eventos.
Nas linhas a seguir, relembre seis coisas que você pode fazer no Facebook e que não estão disponíveis em outras redes sociais.
Relembre seis funções úteis do Facebook que não estão disponível em outras redes sociais — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
1. Receber avisos de aniversário
Uma função muito útil do Facebook são os avisos de aniversário. No dia especial de cada amigo do usuário, rede social envia uma notificação para evitar que a data seja esquecida. A função permite ainda até mesmo parabenizar a pessoa pela rede social, por meio de uma homenagem pública na linha do tempo. Ainda, a seção “Upcoming” exibe todos os aniversários que estão por vir, para que seja possível se planejar para a festa de amigos e familiares.
Em outras redes sociais, como o Instagram, não existe um recurso que envie esse tipo de alerta. Também não é possível acessar o perfil e conferir a data de nascimento das pessoas. Ainda assim, é um costume postar homenagens nos stories para que o aniversariante reposte. Para isso, contudo, é necessário se lembrar da data sem a ajuda da rede social, colocando avisos na agenda do celular, por exemplo.
Facebook envia lembretes acerca do aniversário de pessoas próximas, evitando esquecimentos — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
2. Criar e participar de eventos
Outro recurso útil do Facebook é a possibilidade de criar eventos públicos e privados. A ferramenta garante mais organização, já que avisa aos confirmados que uma confraternização de aniversário, por exemplo, está chegando, evitando esquecimento. Além disso, também é uma forma de ter controle sobre o número de pessoas que estarão presentes, dando uma ideia sobre a proporção do evento.
Ainda que o Instagram possua uma função semelhante, vale destacar que somente criadores de conteúdo ou marcas podem criar eventos. Outra diferença é que o público não pode visualizar a lista de confirmados, somente os administradores. Também não há uma aba específica, como a do Facebook, em que os usuários possam visualizar todos os eventos para os quais confirmaram presença ou ainda procurar novos.
Nos eventos do Facebook, todos os convidados podem checar a lista de confirmados para decidirem se comparecerão — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
3. Participar de grupos para enviar publicações, não apenas mensagens
Ainda que muitas pessoas tenham migrado do Facebook para outras plataformas, um fato é que os grupos ainda são muito utilizados por lá. Isso porque a rede social permite que publicações sejam compartilhadas com pessoas que tenham interesses em comum, e assim criar grandes “rodas de conversa”. A ferramenta permite a inclusão de fotos, reels, eventos, curtidas, comentários, reações e até mesmo posts anônimos.
Outras redes, como Instagram e WhatsApp, também permitem a criação de grupos, mas eles têm foco em mensagens de texto, sendo mais limitados que os do Facebook. No LinkedIn, existe uma ferramenta bastante similar à da rede azul da Meta, porém, como a plataforma tem perfil corporativo, seus grupos são utilizados apenas para discussões profissionais.
Grupos do Facebook atraem muitas pessoas pois permitem publicações, ao contrário de outras redes sociais — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
4. Cutucar alguém
As cutucadas são uma função única do Facebook. O recurso, parecido com o “chamar atenção” do MSN, pode ser usado para alertar uma pessoa com quem não se fala há muito tempo, como amigos, familiares ou crushes. Ao cutucar alguém, a pessoa receberá uma notificação e poderá te cutucar de volta. Apesar de simples, essa função não está presente em nenhuma rede social da atualidade. Antigamente, o botão ficava visível no perfil da pessoa, mas a plataforma passou por atualizações. Hoje, para cutucar alguém, é necessário buscar o termo “Cutucar” na barra de pesquisas, selecionar “Cutucadas no Facebook”, tocar em “Cutucadas” e pesquisar um amigo.
5. Ver todas as solicitações de amizade que você enviou
O Facebook também permite visualizar todas as solicitações de amizade enviadas. Para isso, basta acessar as solicitações de amizade recebidas por você e tocar no ícone de três pontos. Depois disso, acesse “Ver solicitações enviadas” e veja quem te deixou “pendurado” na plataforma.
A função, apesar de simples, não está presente nas principais outras redes sociais utilizadas hoje. O Instagram também permite olhar as requisições para seguir que foram enviadas, mas de maneira mais trabalhosa. Na plataforma, é preciso acessar manualmente o perfil da pessoa para verificar se ela aceitou o convite. Outra maneira é solicitar um relatório da aba “Seguidores e Seguindo” e aguardar a plataforma enviá-lo para você.
Em poucos passos, é possível visualizar, no Facebook, a lista de todas as solicitações de amizade enviadas — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
6. Inserir dados de trabalho, estudo e relacionamento no topo do perfil
O Facebook também permite inserir dados como o local onde se vive, o status de relacionamento, e onde se estuda e trabalha, por exemplo, em campos específicos do perfil criados para este fim. A função permite deixar o perifl mais completo e é um dos diferenciais da plataforma em relação às outras redes sociais. No Instagram e no X (antigo Twitter), por exemplo, a única maneira de exibir informações pessoais é usando a bio, mas não há “regras”. Há quem insira idade e status de relacionamento, outros preenchem onde moram, enquanto há usuários que escrevem onde trabalham. Um espaço para manter todas essas informações organizadas seria muito útil, mas somente o Facebook garante essa possibilidade.
Facebook permite o preenchimento de diversas informações pessoais no perfil em espaços próprios para elas — Foto: Reprodução/Mariana Tralback