O Arraial Cultural, organizado pelo Governo do Acre através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), terá seu início na terça-feira (16) no Calçadão da Gameleira. O evento contará com a participação de 15 grupos de quadrilhas e incluirá a eleição da realeza junina, continuando até domingo (21).

Presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca expectativas altas para o Arraial Cultural, evento que promove cultura e economia local no Acre/Foto: Juan Diaz, ContilNet
Em entrevista ao ContilNet, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, destacou a importância do evento para impulsionar a economia local e preservar as tradições culturais. “Nossas expectativas são muito altas. Em 2023, tivemos um Arraial Cultural muito bom e, seguindo as orientações do nosso governador, faremos o Arraial de 2024 ainda melhor”, afirmou.
Durante os dias do evento, estão programadas apresentações de 15 quadrilhas juninas, sendo 7 de Rio Branco e 8 do interior, competindo pelo campeonato estadual. A apuração dos resultados será na sexta-feira (19), seguida pela premiação e desfile das campeãs no domingo (21).
Além disso, Minoru mencionou que 12 bandas locais do Acre se apresentarão em um dos palcos montados no evento. “Estamos valorizando os talentos locais. Além disso, teremos a tradicional gastronomia, brinquedos, correio elegante e muitas outras atrações”, acrescentou.
Sobre a movimentação financeira, Minoru informou que no ano anterior o evento movimentou mais de R$ 300 mil. “Acreditamos que este ano vamos superar esse número. Apesar do evento não coincidir com o período de pagamento, estamos otimistas em relação ao impacto econômico positivo que o Arraial trará para todos os participantes”, concluiu.
O presidente da FEM expressou também boas expectativas em relação ao público que comparecerá ao evento este ano.
