Juruá Informativo

Estudo revela baixa transparência em todas as prefeituras do Acre, com notas “ruim” ou “péssima”

Apenas Rio Branco conta com uma plataforma ou portal específico para dar transparência às obras no município/Foto: Sérgio Vale/Secom

Todas as prefeituras do Acre apresentam avaliação de transparência como “ruim” ou “péssima”, revela estudo

Um estudo divulgado pelo Coletivo Cidadão Monitor nesta terça-feira (16) expôs a falta de transparência das prefeituras do Acre, destacando deficiências na divulgação de informações sobre obras públicas e recebimento de emendas parlamentares, sejam federais, estaduais ou municipais.

Apenas Rio Branco conta com uma plataforma ou portal específico para dar transparência às obras no município/Foto: Sérgio Vale/Secom

O relatório aponta que Rio Branco e Assis Brasil, embora liderem a lista, receberam classificação de “ruim”, com pontuações de 36,4 e 26,7, respectivamente. Dos 22 municípios avaliados, 10 foram classificados como “ruim” e 12 como “péssimo”.

Nenhuma prefeitura alcançou classificação “regular”, “bom” ou “ótimo” na escala de zero a 100. As áreas de obras públicas e atividades do poder executivo foram as mais deficientes em termos de transparência.

O estudo analisou seis dimensões, incluindo aspectos legais, plataformas digitais, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, além de participação e comunicação pública. A avaliação abrangeu desde a divulgação de emendas parlamentares até detalhes de licitações, licenças ambientais, incentivos fiscais e agendas dos prefeitos, entre outras práticas administrativas.

Apenas Rio Branco se destaca por possuir o portal “De Olho na Obra”, dedicado exclusivamente à transparência das obras municipais, oferecendo informações detalhadas sobre orçamentos, pagamentos, contratos, localizações e medições das obras. Apesar disso, a capital ocupou uma das últimas posições no ranking das capitais brasileiras em um levantamento da Transparência Internacional – Brasil.

O ContilNet também iniciará na próxima semana um levantamento detalhado das obras realizadas durante os mandatos dos prefeitos em cada município do Acre, abrangendo projetos inacabados, concluídos e em andamento.

Sair da versão mobile