A vice-governadora, Mailza Assis, participou nesta manhã de quinta-feira (18) da cerimônia na sede do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para a assinatura de um acordo fundamental.

A assinatura aconteceu na sede do MPAC, com a presença da vice-governadora Mailza Assis/Foto: ContilNet
O objetivo do documento é formalizar a adesão ao Plano Ruas Visíveis, um programa destinado a melhorar as condições de vida da população em situação de rua. Atualmente, Rio Branco, a capital do estado, registra 412 pessoas nessas condições, conforme dados do CAD Único.
O plano visa estabelecer novos mecanismos para oferecer assistência ampliada aos vulneráveis, garantindo condições de vida dignas através de iniciativas organizacionais e novas políticas públicas.
A procuradora Patrícia Rêgo destacou a expectativa de adesão da Prefeitura, ressaltando que o plano é um cumprimento da determinação federal DPF 976, que visa atender às necessidades da população em situação de rua desde 2009.
O secretário nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, descreveu o acordo como um primeiro passo crucial, enfatizando a importância de abordagens humanizadas e estratégicas para resolver essa realidade desafiadora.
Ele mencionou a colaboração entre 11 ministérios para assegurar recursos destinados à implementação das políticas públicas, uma vez que as prefeituras adiram ao termo de compromisso.
Wellington Chaves, secretário de Assistência Social de Rio Branco, destacou as ações já implementadas pela prefeitura para enfrentar o problema, incluindo um investimento significativo de R$33 milhões este ano.
Ele reforçou que a questão não se limita ao município e ressaltou a importância de medidas integradas para combater esse desafio global.

Mailza diz que o Governo vai se empenhar para melhor a vida das pessoas em situação de rua/Foto: ContilNet
Mailza Assis, vice-governadora, enfatizou o pioneirismo do Acre ao assinar o termo de compromisso, sublinhando o compromisso do estado em melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de rua.
Ela se comprometeu a apoiar as políticas existentes e oferecer suporte direto e capacitação aos municípios que aderirem ao plano.


