A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou hoje que o Acre registrou uma queda significativa de 35,19% nos casos de roubo durante o primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior, conforme relatório do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal (Dieac).

Dados são do Dint, da Sejusp/Foto: Dharcules Pinheiro
“Quatorze municípios do estado apresentaram redução no número de roubos. Além disso, em três municípios não houve registros de roubos em 2024, e um município manteve o mesmo número de ocorrências do ano anterior”, informou Nilber de Lima, chefe do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal (Dint) da Sejusp.
Em relação aos furtos, o levantamento apontou uma redução de 14,36% em todo o estado. Na capital acreana, os roubos diminuíram em 38,29%, enquanto os furtos registraram queda de 16,10%.
A Sejusp também destacou uma redução de 34% nos casos de roubo de veículos em todo o estado. Essa queda expressiva, segundo a secretaria, é resultado de ações estratégicas implementadas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e investimentos em infraestrutura, como a instalação do Posto Avançado do Grupo Especial em Fronteira (Gefron) em Senador Guiomard, localizado no entroncamento dos municípios de acesso às fronteiras de Plácido de Castro, Brasileia e Epitaciolândia.