Poe the AI Story Bear é um ursinho de pelúcia que usa inteligência artificial (IA) para criar e contar histórias para crianças. O brinquedo é uma criação da fabricante americana Skyrocket, sediada em Los Angeles, que idealizou o dispositivo como parte do PLAi, o seu segmento de produtos com tecnologia baseada em IA. Segundo a companhia, o dispositivo utiliza o Microsoft Azure e o ChatGPT 4o para cruzar elementos e gerar histórias únicas sob demanda.
O produto chega às lojas dos EUA em agosto com um preço fixado em US$ 50, o equivalente à cerca de R$ 280 em cotação atual livre de impostos. Porém, não conta com previsão para chegar ao Brasil. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o Poe the AI Story Bear.
Conheça o ursinho que conta histórias com IA
À primeira vista, Poe the AI Story Bear se parece bastante com um ursinho de pelúcia comum, com olhos grandes e pelo marrom. Porém, ao conectar as quatro pilhas AAA em um compartimento localizado na parte de baixo, o brinquedo ganha vida e passa a ser um contador de histórias sob demanda. De acordo com a fabricante, o dispositivo não conta com câmeras ou captação de áudio e, por isso, todo o processo de produção de histórias precisa ser feito com o auxílio de um celular ou tablet.
O app dedicado conta com diversas ideias que servem como ingredientes para compor as histórias geradas por IA. As sugestões vêm personificadas em figuras recorrentes no universo infantil como a fada, vilão, cowboy e o robô, além de outras mais inusitadas como arqueólogo e o influenciador digital. Após escolher os personagens que farão parte do conto, a criança pode clicar no botão “Make Up Story” e em menos de 30 segundos uma história inteiramente nova é criada pelo software.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/R/I/Qk8IftQVesD3JVBwfy9Q/skyrocket-plai-poe-story-bear-oop-with-device-1200x891.jpg.webp)
Assim que a história é criada, ela é enviada via Bluetooth para o urso. O brinquedo, então, passa a movimentar a boca de forma sincronizada com a história que está sendo contada. A voz do ursinho também é gerada por inteligência artificial, graças a uma parceria com a empresa de fala de IA Eleven Labs.
De acordo com a Skyrocket, o brinquedo pode se comunicar em 20 idiomas diferentes. Por fim, apesar de não poder gerar histórias sem o auxílio do aplicativo, o ursinho pode armazenar contos criados anteriormente para reproduzi-los sempre que requisitado.
Poe the AI Story Bear é seguro?
Como não possui captação de áudio e câmeras embutidas no seu corpo, não existem grandes questões quanto à invasão de privacidade de crianças. As principais preocupações estão voltadas para o conteúdo das histórias criadas. Para tranquilizar os pais e mães, a Skyrocket informa que há uma série de filtros e barreiras na programação para impedir que seja gerada uma história de conteúdo inadequado.
Além disso, na fase beta do brinquedo, diversos testes foram realizados para monitorar as palavras emitidas pelo urso. A expectativa é que a versão final conte com um bloqueio parental direto no aplicativo. Dessa forma, pais poderão restringir temas ou personagens que não condizem com a faixa etária de seus filhos.