Em resposta à alta ocupação, Sesacre anuncia abertura de novos leitos de UTI até o final deste mês

Os novos leitos serão instalados na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).

“Nesta semana, o estado do Acre foi alertado para uma situação crítica após a Secretaria de Estado de Saúde relatar a completa ocupação dos leitos de UTI para adultos na segunda-feira, dia 8.

Leitos de UTI/Foto: Reprodução

Em comunicado oficial, a Sesacre anunciou planos de abrir 10 novos leitos de UTI até o final de julho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável a disponibilidade de 1 a 3 leitos de UTI por cada 10 mil habitantes.

Atualmente, o Acre possui 146 leitos de UTI distribuídos entre UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, resultando em uma média de 1,7 leitos por 10 mil habitantes.

“A quantidade está de acordo com as diretrizes da OMS, porém continuamos buscando melhorar nossa capacidade de atendimento”, afirmou a Sesacre.

Os novos leitos serão instalados na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).

Segue a nota completa da Sesacre:

Nota sobre a ocupação de leitos de UTI no estado do Acre

A taxa de ocupação de leitos de UTI é um indicador dinâmico e crucial na gestão da saúde pública. Reconhecendo a alta rotatividade dos leitos, o estado do Acre implementou novos protocolos no pronto-socorro para otimizar o atendimento aos pacientes.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a criação da Sala Vermelha e o fortalecimento da Sala de Cuidados Intermediários (SEC).

De acordo com a OMS, recomenda-se a disponibilidade de 1 a 3 leitos de UTI por cada 10 mil habitantes. Atualmente, o Acre dispõe de 146 leitos de UTI, distribuídos entre UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, resultando em uma média de 1,7 leitos por 10 mil habitantes.

Este número está em conformidade com as diretrizes da OMS, mas ainda estamos empenhados em expandir nossa capacidade de atendimento.

Para aprimorar ainda mais a oferta de leitos de UTI, estão sendo implementadas novas estratégias no estado. Um exemplo é a reforma da UTI na Fundação Hospitalar, com conclusão prevista para o final deste mês, resultando na adição de mais 10 leitos de UTI.

Além disso, garantimos que todos os pacientes que chegam ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) e que necessitam de admissão na UTI recebam cuidados na SEC até que seja possível a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva.

Essas iniciativas refletem o compromisso do governo estadual em oferecer um atendimento de saúde de qualidade, garantindo que todos os cidadãos recebam os cuidados necessários de forma eficiente e oportuna.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre”

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas