Nível do Rio Acre diminui novamente em Rio Branco após breve aumento; confira a última medição

As águas subiram novamente no último domingo, impulsionadas pelas chuvas na capital.

O nível do Rio Acre apresentou nova redução nesta segunda-feira (8), diminuindo 7 centímetros nas últimas 24 horas. De acordo com a medição da Defesa Civil Municipal, o rio agora marca 1,75 metros.

Após as chuvas de sábado (6), que afetaram a capital, houve um aumento no nível das águas no domingo (7), quando atingiu 1,82 metros, conforme registros da régua.

Acre enfrenta seca severa com prolongamento dos efeitos do El Niño/Foto: Juan Diaz/ContilNet

A Defesa Civil informou que foram contabilizados 58,6 mm de chuva durante o período de 24 horas, entre às 6h de sábado e o mesmo horário do domingo.

Plano de Emergência

Em resposta à situação de baixo nível do Rio Acre na capital acreana, o prefeito Tião Bocalom decretou emergência no final de junho.

“Devido à escassez hídrica e às medidas de mitigação de desastres já implementadas, mesmo assim sendo necessárias ações emergenciais adicionais, é necessário decretar Situação de Emergência, conforme avaliação técnica e estudos realizados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, evidenciando a situação de anormalidade devido à estiagem iniciada”, afirmou comunicado da Prefeitura.

A administração municipal divulgou que atualmente 73 localidades rurais estão afetadas, além de partes dos bairros na zona urbana.

“No momento, a Prefeitura de Rio Branco está fornecendo água potável para consumo humano em 31 localidades rurais e está trabalhando intensivamente na captação e tratamento de água na área urbana.”

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas