Prefeitura de Rio Branco planeja barragem no rio Acre para captação de 1,6 mil litros por segundo

Atualmente, o nível do Rio Acre está em 1,78 metros, próximo da marca histórica dos últimos 52 anos.

A Prefeitura de Rio Branco inicia plano de contingência para enfrentar a seca do Rio Acre, considerada extremamente severa pela Defesa Civil Municipal devido aos recordes negativos atuais. Atualmente, o Rio Acre está medindo 1,78 metros, aproximando-se da marca histórica dos últimos 52 anos, quando em 2 de outubro de 2022, registrou apenas 1,25 metros.

A previsão é de seca extrema para 2024/Foto: Marcos Vicentti

Autoridades da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal (Comdec), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) e Ministério Público do Acre (MP-AC) realizaram uma reunião inicial para discutir estratégias de enfrentamento da crise hídrica na capital.

Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb, destacou a necessidade de um plano robusto para lidar com a seca, sugerindo intervenções como a criação de barragens, canalização e aprofundamento no ponto do flutuante, visando garantir a captação de 1.600 litros por segundo.

Reunião aconteceu nesta quinta-feira (4)/Foto: Prefeitura de Rio Branco

A crise hídrica afetou especialmente a ETA 2 devido à erosão na área onde a estação está instalada. Em maio deste ano, o Decreto de Emergência assinado por Bocalom foi reconhecido pela portaria publicada no Diário Oficial da União, após a erosão de uma das margens do Rio Acre comprometer a captação de água na capital.

Uma erosão após a cheia histórica do Rio Acre, comprometeu a ETA 2/Foto: Reprodução

“Com esse decreto em mãos, buscamos o reconhecimento nacional. Se conseguirmos recursos federais, economizaremos os recursos municipais. No entanto, se não obtivermos apoio federal, a prefeitura continuará investindo o necessário para evitar o colapso do sistema de água”, afirmou o prefeito na época.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas