Apesar de ter liderado o Acre por duas décadas, o Partido dos Trabalhadores (PT) está praticamente ausente do cenário político das eleições deste ano em Sena Madureira.
Não há confirmação até o momento sobre a formação de chapa para vereador, prefeito ou vice-prefeito, sugerindo que o partido ficará fora do poder no Vale do Iaco pelos próximos quatro anos.
O último representante do PT a exercer mandato em Sena Madureira foi Cleyton Brandão, eleito em 2012 com 640 votos. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Mano Rufino, mas não saíram vitoriosos.
Desde as eleições municipais de 2020, o partido não conseguiu atrair nomes com suficiente base eleitoral para formar uma chapa competitiva e participar do pleito. Outro partido tradicional, o PSDB, também parece estar fora da disputa até o momento, sem pré-candidatos declarados.
Neste ano, os partidos em destaque em Sena Madureira são PP, Republicanos, MDB, PSD e PL, todos com pré-candidatos a prefeito e vereador.
O PP, por exemplo, apresenta Gerlen Diniz como pré-candidato a prefeito e possui uma chapa robusta de pré-candidatos a vereador. O MDB já formou sua chapa para vereadores e tem Elvis Dany como pré-candidato a vice-prefeito.
O PSD, liderado pelo senador Petecão, lança Alípio Gomes como pré-candidato a prefeito e conta com uma chapa forte de pré

