Juruá Informativo

Nível do Rio Acre continua abaixo de dois metros em Rio Branco; leia a medição

O Rio Acre se mantem abaixo dos dois metros na capital/ Foto: Juan Diz, ContilNet

O Rio Acre continua a baixar em Rio Branco, levantando preocupações sobre a iminente seca severa prevista para este ano. De acordo com medições da Defesa Civil feitas nesta segunda-feira (17), o rio registrou um nível de 1,94 metros.

O Rio Acre se mantem abaixo dos dois metros na capital/ Foto: Juan Diz, ContilNet

Este é o menor índice para o mês de junho desde 1971, conforme revelou o tenente-coronel Cláudio Falcão, diretor de Administração de Desastres da Defesa Civil.

A previsão para a seca de 2024 indica que ela será mais intensa do que o usual, possivelmente exacerbada pelo fenômeno climático La Niña.

Além dos desafios relacionados ao abastecimento de água devido à escassez de chuvas, Falcão alerta para outros impactos significativos na economia e na saúde dos moradores de Rio Branco.

“Não se trata apenas da questão de abastecimento; há também prejuízos à saúde, especialmente econômicos. A agricultura, pecuária, piscicultura e lavouras são afetadas. A navegação fluvial também sofre, afetando aqueles que dependem do rio como via de transporte. Com a falta de chuvas e altas temperaturas, aumentam as queimadas, o que contribui para doenças respiratórias, afetando diretamente a saúde”, ressaltou Falcão.

Sair da versão mobile