O Ministério da Saúde está destinando R$ 1,2 milhão para fortalecer a saúde bucal nas escolas públicas do Acre, visando atender 178 mil estudantes da educação infantil e fundamental.

Programa Brasil Sorridente/Foto: Tania Rego/Agência Brasil
A iniciativa faz parte de um plano nacional que pretende beneficiar 26 milhões de alunos entre 3 e 14 anos em mais de 5 mil municípios brasileiros.
A ação é realizada por 147 equipes de saúde bucal no estado, utilizando uma técnica de tratamento minimamente invasiva, que preserva a estrutura dentária e utiliza materiais práticos para aplicação no ambiente escolar.
A inclusão da Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde em maio de 2023 pelo presidente Lula reforça o compromisso do governo federal com o cuidado integral da saúde bucal da população brasileira.
Em continuidade, o Ministério da Saúde expandiu o programa no mesmo ano, proporcionando atendimento odontológico especializado para cidades com até 20 mil habitantes em todo o país, incluindo estratégias dentro do Programa Saúde na Escola (PSE) para o ambiente escolar.