Cerca de 3 mil crianças receberam a vacina contra a poliomielite no Acre ao longo de 13 dias, conforme indicado pelos dados do Plano Nacional de Imunização do Acre (PNI/AC).
Esses dados foram compartilhados com nossa redação, revelando que 3.034 crianças foram imunizadas durante o período de 27 de maio a 8 de junho, quando ocorreu o Dia D de vacinação em Rio Branco. Renata Quiles, coordenadora do PNI/AC, mencionou que essas informações foram atualizadas com base em um levantamento feito no último sábado junto aos municípios do estado.

Esta é a última campanha contra a poliomielite aplicada em gotas/Foto: Secom
“Estamos muito aquém das nossas expectativas em termos de cobertura, considerando que temos mais de 58 mil crianças que precisam receber a vacina oral e 13 mil delas ainda devem ser vacinadas conforme o histórico de imunização”, explicou a coordenadora.
Ela também destacou que esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite administrada por via oral, conforme informado pelo Ministério da Saúde.
Renata expressou preocupação com a cobertura vacinal, uma vez que a administração da vacina oral será suspensa em setembro.
No Dia D de vacinação em Rio Branco, a adesão foi baixa, conforme relatou Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde da cidade. Apenas 600 crianças com até 4 anos foram imunizadas no sábado (8).
Foram abertas 14 unidades de saúde para atender o público e vacinar as crianças. O público-alvo em Rio Branco é de 27.069 crianças, de acordo com informações do g1 Acre.
A poliomielite geralmente apresenta sintomas leves ou nenhum sintoma, similares aos de outras doenças virais, como febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e no corpo, sintomas gastrointestinais, constipação, espasmos, rigidez na nuca e, em casos mais graves, meningite.