Os docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reuniram na sede da Associação dos Docentes de Universidade do Acre (Adufac) nesta terça-feira (25) para discutir o possível fim da greve na instituição.
Gerson Albuquerque, durante a leitura de documentos, enfatizou a necessidade de debater os orçamentos da Ufac e criticou a falta de investimentos em áreas como a pós-graduação, prevista para não receber recursos em 2024.
Raquel Ishii, uma das líderes do movimento, afirmou que a greve continuará, destacando que ainda há possibilidade de reajuste via PLN para 2024 e ressaltando que os problemas da Ufac não são de falta de verba, mas de gestão interna e distribuição justa dos recursos.
Letícia Mamed, presidente da Adufac, enfatizou a importância do fortalecimento do sindicato e incentivou mais professores a se sindicalizarem para fortalecer a causa.
Nacionalmente, a greve foi encerrada, mas a Ufac manterá a paralisação por questões locais não contempladas pelo movimento nacional.
A dissolução do Conselho Nacional de Greve deve ocorrer até 27 de junho, com as instituições se preparando para retornar às atividades até 3 de julho.