Quais os sintomas de ansiedade na adolescência? Saiba identificar

Na maioria das vezes, a ansiedade é uma emoção comum, mas quando se torna intensa, pode trazer prejuízos à saúde física e mental; especialista elenca os principais sinais de alerta e como lidar com a condição

Divertida Mente 2” chegou aos cinemas na quinta-feira (20), acompanhando a chegada da personagem principal Riley, à adolescência e as mudanças emocionais relacionadas à puberdade. Entre as novas emoções apresentadas na trama está a Ansiedade, que logo quer estar no controle das situações e está sempre preocupada com o futuro.

YouTube/Walt Disney Studios

Apesar de ser voltada para o público infantil, a animação retrata um tema que merece a devida atenção de adultos e do público jovem: a ansiedade na adolescência.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas entre 10 e 19 anos.

Além disso, em todo o mundo, a ansiedade é a 8ª principal causa de doença e incapacidade entre todos os adolescentes.

O psiquiatra Elton Kanomata, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica à CNN que, durante a adolescência, existe uma “expansão do mundo” visto até então na infância, fazendo com que o adolescente entre em contato com novas situações e pessoas. Além disso, é um marco para importantes mudanças sociais e do próprio corpo.

“Isso tudo pode levar ao aumento da ansiedade diante do desconhecido, insegurança relacionada a competências e reações diante de ameaças abstratas e situações sociais”, afirma Kanomata.

Na maioria das vezes, a ansiedade é uma reação normal que, apesar de ser incômoda, é adaptativa e de curta duração, segundo o psiquiatra.

No entanto, quando a emoção se torna intensa e desproporcional ao contexto, pode levar a reações inapropriadas e causar sofrimento, prejuízo e comprometimentos funcionais. “Deve-se ficar atento diante da possibilidade de uma ansiedade patológica”, reitera o profissional.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas