Alerta ambiental: rio Iaco em Sena Madureira sofre com baixa histórica de água

A Defesa Civil expressa extrema preocupação com a situação.

A cada dia que decorre, a situação do rio Iaco, localizado em Sena Madureira, continua a se agravar devido ao intenso verão, resultando em um decréscimo contínuo no nível das águas. Hoje, sexta-feira (21), a régua ao amanhecer registrou apenas 97 centímetros.

Rio Iaco, em Sena Madureira/Foto: ContilNet

De acordo com informações fornecidas pela Defesa Civil Municipal, houve uma diminuição de 3 centímetros no volume das águas desde ontem.

“Este é um momento de extrema preocupação para Sena Madureira. Este é o menor nível dos últimos anos para esta época. Para se ter uma ideia, em junho do ano passado, o nível estava acima de 6 metros”, ressaltou Zeca Mendonça, membro da Defesa Civil.

Os residentes da zona rural que dependem do rio Iaco para acessar o porto de Sena Madureira já enfrentam diversos desafios.

“Em certos trechos do rio, é necessário arrastar a canoa para continuar navegando. Realmente, as dificuldades são significativas”, comentou Antônio Lima, um morador local.

Até o momento, não há relatos de racionamento de água potável em Sena Madureira. Entretanto, a Saneacre já enfrenta dificuldades na captação de água do rio Iaco.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas