Meta ambiciosa: MDB concentra esforços para vencer em três Prefeituras-Chave no Acre

O foco principal do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) está na conquista de três prefeituras no Acre durante o pleito deste ano.
Esses municípios representam os maiores do estado, e os candidatos emedebistas têm recebido asseguranças da liderança nacional de que contarão com todo o suporte para alcançar a vitória nas eleições.

Marcus é o candidato do MDB/Foto: Juan Diaz/ContilNet

São eles: em Rio Branco, onde o partido terá Marcus Alexandre disputando um terceiro mandato; Em Cruzeiro do Sul, no segundo maior colégio eleitoral do Acre, o partido escalou a ex-deputada federal Jessica Sales.

Ela lidera as pesquisas de intensão de voto em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

Nas duas cidades, os candidatos do MDB lideram as últimas pesquisas de intenção de votos. Por isso, são prioridade para a cúpula do partido, que conta com nomes influentes como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já posicionada oficialmente apoiando Marcus e Jessica.

Um vice tratado como prioridade

No início do ano, o MDB filiou, em Brasília, o vereador Elvis Dany, de Sena Madureira, na presença do presidente nacional do partido.

Na época, ele foi anunciado como pré-candidato a prefeito do município, indicando ser uma terceira via contra a sucessão do prefeito Mazinho Serafim e a candidatura do deputado federal Gérlen Diniz. Porém, recentemente, anunciou que desistiu da candidatura própria e será o vice na chapa de Gerlen Diniz, do Progressistas, partido que deixou em 2024.

Apesar de concorrer apenas como candidato a vice-prefeito, o MDB já declarou que sua candidatura será uma das prioridades do partido, considerando que Elvis foi o vereador mais votado do município nas eleições de 2020.

Outras candidaturas em destaque

O MDB também está investindo em outras candidaturas em diversos municípios do Acre, algumas das quais têm chances reais de vitória.

Em Brasileia, por exemplo, o partido lançará a ex-deputada Leila Galvão como candidata à prefeitura. Ela já ocupou o cargo por dois mandatos e esta será sua terceira tentativa.

Apesar do interesse do Progressistas, partido do governador Gladson Cameli, Leila foi oficialmente confirmada como candidata pelo MDB e enfrentará Suly Guimarães, do Progressistas, na disputa pela sucessão da prefeita Fernanda Hassem.

O único candidato à reeleição

O atual prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir de Sá, é o único candidato do MDB que buscará a reeleição. Ele foi eleito em 2020 com 40,32% dos votos.

Aspirações do vice

O vice-prefeito de Epitaciolândia, Professor Soares, é a aposta do MDB na corrida pela prefeitura do município. Ele foi eleito em 2020 na chapa do atual prefeito, Sérgio Lopes, que agora está no PL.

A ruptura entre os dois ocorreu em 2022, quando o prefeito fechou o gabinete de Soares e tomou um carro da vice-prefeitura. O principal motivo foi a disputa pelas eleições da mesa diretora da Câmara Municipal de Epitaciolândia.

Estreia política

Na cidade de Capixaba, a vereadora Sara Frank será a aposta do MDB para concorrer à prefeitura. Filiada ao partido desde 2000, esta será sua primeira tentativa de se candidatar ao cargo com o apoio total do MDB.

Em 2020, ela foi eleita com 315 votos, cerca de 5% dos votos válidos.

Apoio além do MDB

Chicão da Distribuidora é o candidato do MDB na corrida pela prefeitura de Mâncio Lima. Ele já recebeu apoio de outros partidos, como o PCdoB de Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida, além do PT. O ex-deputado Jonas Lima oficializou seu apoio à candidatura.

Um fazendeiro na disputa

Moisés Moreira, fazendeiro, é o nome escolhido pelo MDB para disputar a prefeitura de Senador Guiomard. Sua pré-candidatura foi anunciada no mês passado.

Uma nova tentativa

O ex-prefeito petista de Rodrigues Alves, Burica, tentará mais uma vez a prefeitura, desta vez pelo MDB. Assim como Marcus Alexandre, ele deixou o PT para concorrer pelo partido de Flaviano Melo.

Presença em todos os lugares

Flaviano Melo afirmou que o MDB formará chapas e coligações com outros partidos para disputar as prefeituras nos demais municípios. Isso demonstra a determinação do partido em estar presente em todas as disputas políticas.

 

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas