Conheça sinal nos dedos que pode indicar câncer de pulmão

Sinal presente na ponta dos dedos e nas unhas pode indicar quadros iniciais de câncer de pulmão. Veja como identificar

Detectar o câncer de pulmão precocemente é fundamental para combater a doença, que é uma das mais letais — quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Por isso, quando a medicina descobre novos sinais que podem indicar a neoplasia, isso representa um avanço do ponto de vista da saúde pública.

Felizmente, a ciência parece estar caminhando para encontrar novas formas de identificar o tumor rapidamente. Uma delas é o baqueteamento digital, condição que faz com que a ponta dos dedos fiquem arredondadas.

Além disso, as unhas ficam alargadas, curvadas para baixo e amolecidas. Segundo os cientistas, esse sinal pode indicar o câncer de pulmão ainda no início.

O que é o baqueteamento digital

De acordo com a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas apresentam baqueteamento digital.

Essa condição foi descrita há cerca de 2.400 anos, por Hipócrates, como hipocratismo digital associado à doença pulmonar incapacitante, provavelmente enfisema pulmonar.

Desde então, o baqueteamento digital é associado a várias doenças, como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, neoplasias malignas pulmonares, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Como identificar o sinal de câncer de pulmão?

Um teste chamado janela de Schamroth é capaz de identificar o baqueteamento digital. Ele consiste em pressionar as unhas do polegar ou indicador juntas e ver se há uma pequena janela em forma de diamante entre elas.

Numa condição normal, geralmente é possível ver esse espaço entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos. Já no baqueteamento digital, não existe esse espaço, e os dedos ficam 100% encostados.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas