Pelo 3º dia consecutivo, nível do Rio Acre baixa na capital e deixa Defesa Civil em alerta

Do começo da semana até esta quarta (5), o Rio baixou quase 10 centímetros

Nas primeiras horas desta quarta-feira (5), o nível do Rio Acre, em Rio Branco, marcou 2,46 metros, segundo a Defesa Civil Municipal.

Além disso, nos últimos dois dias, o Rio vem registrando uma queda acentuada, o que preocupa a Defesa Civil. Na terça-feira (4), o manancial havia marcado 2,52 metros. Já na segunda-feira (3), 2,55 metros. Ou seja, do começo da semana até esta quarta (5), o Rio baixou quase 10 centímetros.

Seca deste ano deve ser uma das piores dos últimos anos/Foto: Pedro Devani

Com a possibilidade de seca severa, a Defesa Civil informou que o plano de contingência de escassez hídrica está pronto para ser colocado em prática.

“De 2015 para cá o Rio nunca esteve tão baixo para essa época. O ano que apresentou menor marca que essa foi 2022 (3,47m) e naquele ano ficamos com 1,25m em setembro. Este ano estamos muito mais baixo ainda”, alertou.

Em maio deste ano, o Rio Acre marcou o menor registro para o período na história do estado.

O governador Gladson Cameli, em entrevista exclusiva ao ContilNet, anunciou que deverá reunir todos os prefeitos dos municípios acreanos para uma reunião, com o objetivo de tratar sobre a previsão de seca severa para este ano.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas