Filme gravado no Acre conta história de Maria da Liberdade, ‘menina santa’ que tem inúmeros devotos

Notícias e esclarecimentos sobre o filme que está sendo produzido em Feijó

Depois de uma intensa pré-produção no mês de maio em Feijó, neste início do mês de junho, a equipe de filmagem da Celestina Produções (produtora acreana) está se reunindo nessa cidade para começar a gravação do filme documentário de longa-metragem: Maria da Liberdade – A Santa do Rio dos Pássaros, com direção de Marcos Vinícius Neves e Rodrigo Campos.

Gravação do filme documentário de longa-metragem Maria da Liberdade – A Santa do Rio dos Pássaros/Foto: MVneves/Celestina produções

A realização do filme está se dando através da aprovação do projeto no Edital de Audiovisual Nº 006/2023 da Lei Paulo Gustavo, via Fundação de Cultura Elias Mansour – Acre.

Mas, também, graças a diversos apoios locais, dentre os quais: prefeitura municipal, paróquia de Feijó, comerciantes locais, devotos de Santa Maria da Liberdade, emissoras de rádio e muitos colaboradores que espontaneamente, desde 2017, nos ajudam a desenvolver esse trabalho de pesquisa e documentação em suas diferentes etapas.

Além do que, em 2022, tivemos a aprovação de um projeto para pesquisa e desenvolvimento do roteiro/argumento para o filme.

Isso se tornou possível, em grande medida porque, desde o início, sempre trabalhamos com absoluta transparência e participação das comunidades envolvidas na pesquisa.

Nesse ano não foi diferente, assim que chegamos na cidade, fomos às rádios Difusora e Cidade para entrevistas, nas quais falamos de forma abrangente sobre o filme.

Nossa presença e atividades foram anunciadas durante a missa de Pentecostes, a maior do mês de maio, na igreja matriz da Paróquia de N.S. do Perpétuo Socorro. Atividades de divulgação permitiram que realizássemos grande número de entrevistas, documentando milagres e histórias de vida relacionadas a essa devoção tão especial.

Apenas para reforçar e esclarecer do que estamos tratando, portanto. Não é uma trama policial como já foi aventado por desinformação.

Trata-se de um filme documentário sobre as muitas histórias, camadas e facetas envolvidas no surgimento e consolidação da devoção à Santa Maria da Liberdade, singular processo histórico iniciado há mais de um século.

No documentário temos um segmento ficcional, uma equipe técnica extremamente qualificada e também a presença de Gleici Damasceno que, generosamente, se empenhou em participar de nossa produção.

Devotos de Santa Maria da Liberdade/Foto: MVneves/Celestina produções

Ao longo desse mês de junho, dezenas de pessoas simples, devotas, de diferentes segmentos sociais, autoridades, comunidades indígenas e ribeirinhas irão participar do documentário.

Todos tratados igualmente, seja na captação de suas vivências, seja na divulgação de nossas atividades, de forma inclusiva e respeitosa, sem nenhuma conotação política partidária ou direcionamento eleitoral.

O que, aliás, sempre caracterizou nossa atuação ao longo dos sete anos de trabalho que nos trouxeram até a possibilidade concreta de realização desse filme.

Por isso, todos nós, integrantes da equipe da Celestina Produções temos fé que haveremos de realizar, de forma ética e coletiva, um belo filme que esteja à altura da importância e força dessa devoção tão original e reveladora da riqueza cultural do povo acreano. Com as bênçãos de Santa Maria da Liberdade!

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas