O governador Gladson Cameli se manifestou, nesta quarta-feira (5), em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 05 de junho, ao lembrar os avanços de seu Governo e do Estado em políticas ambientais e que vem conseguindo bons resultados.
Cameli também garantiu que o trabalho junto às frentes ligadas à agenda relacionadas ao meio ambiente vai se fortificar ainda mais em 2024.

Gladson na terra indígena do Povo Arara, no Igarapé Humaitá/Foto: Reprodução
“No ano passado, com muito trabalho e união entre os órgãos, o nosso Estado foi apontado como o 3° no país que mais reduziu o desmatamento em 2023, com 69% de queda, segundo o MapBiomas.
Tivemos ainda a redução de 45% nos focos de queimadas”, afirmou o governador acreano.
Em 2023 o Acre reduziu em 28% o desmatamento, menor taxa desde 2019, o que representa mais de 33 mil campos de futebol, e em 45% os focos de queimadas.
A redução do desmatamento é reflexo da atuação conjunta dos órgãos de Comando e Controle Ambiental que reforçam a fiscalização com equipes em campo para evitar o desmatamento ilegal, queimadas, incêndios florestais e degradação florestal.
O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) é outro aliado para os resultados positivos que o governo vem alcançando. Por meio do Cigma, dados são mapeados, áreas críticas identificadas e medidas eficazes para combater o desmatamento são tomadas.
Gladson Cameli também lembrou que o Dia Mundial do Meio Ambiente “é uma data para refletir sobre a importância dos recursos naturais, os impactos das ações humanas e da necessidade de adotar medidas conscientes sobre o modo de consumo da humanidade”.
Segundo ele, o Acre é um estado privilegiado por sua vasta biodiversidade e tem sido protagonista na luta pela conservação ambiental, já que região abriga uma rica variedade de fauna e flora, com 84% do território coberto por florestas preservadas.
“Este patrimônio natural é essencial para a população e também para o equilíbrio ecológico do planeta”, disse.