Nova maternidade, viaduto da Ceará e orla do 15: governo tem lista extensa de obras em andamento

Veja quais as principais obras executadas pelo governo do Acre, em andamento e com previsão de conclusão

O governo do Acre tem uma lista extensa de grandes obras em andamento na capital Rio Branco e no interior. Em um levantamento feito pela equipe do governador Gladson Cameli, revelou que o Acre tem 126 grandes obras entregues e ainda 444, entre as que estão em andamento, projetos aprovados e em planejamento.

Grandes obras marcam a gestão Gladson Cameli em 2024/Foto: Reprodução

“Temos nos empenhado nos últimos anos em atender às principais necessidades do povo acreano, possibilitando não apenas um ambiente adequado ao atendimento, mas, paralelo a isso, ampliando nossos serviços, reconhecendo nossos servidores e gerando emprego e renda. A nossa resposta tem sido trabalho, com reformas, inauguração de pontes e pavimentação. Temos muito ainda para fazer e, assim como tem sido nos últimos anos, vamos continuar avançando na infraestrutura do nosso estado, tentando atender a todos os setores possíveis”, disse Cameli.

Ao ContilNet, o secretário de Obras Públicas, Italo Lopes, garantiu que o governo está cuidando dos recursos enviados pelo governo federal para o andamento das obras no estado.

“A gente sabe que ao longo dos anos, tanto os parlamentares quanto a população tem exigido que o governo consiga utilizar esses recursos que vem do governo federal e são mais difíceis para aplicação. E a nossa gestão, com o olhar mais técnico, tem nos proporcionado isso”, disse.

O secretário destacou ainda que para 2024, o governo quer cumprir a meta estabelecida para utilizar o máximo de recursos federais na história da Secretaria de Obras Públicas.

Veja as principais obras:

– Nova maternidade

A maternidade Marieta Messias Cameli está em construção no Segundo Distrito de Rio Branco. São cinco etapas (blocos). Cada bloco concluído será entregue à Sesacre para uso da população. Ao todo, a primeira fase está orçada em R$ 26 milhões.

Maquete da nova maternidade de Rio Branco. Imagem: ilustração gráfica

A 2ª etapa da nova maternidade deve custar aproximadamente 77 milhões e já está em fase de análise para contratação.

Situação: em andamento
Previsão: 1ª Etapa deve ser concluída em 2024.

PRONTO-SOCORRO DE RIO BRANCO

Reforma e ampliação das Enfermarias/ Piso Elevado da UTI / Subestação do Hospital de
Urgência e Emergência de Rio Branco – Acre (HUERB) ou Pronto-Socorro de Rio Branco, que já havia sido reformado e ampliado em diversos setores na primeira gestão.
Situação: Andamento

HOSPITAL DE FEIJÓ

Em meados de agosto de 2023, o governo assinou a ordem de serviço para a reforma do Hospital-Geral de Feijó, com investimento superior a R$ 5 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado e do governo federal, em obra que já está em execução.

Situação: em andamento
Previsão: primeiro bloco em 2024

HOSPITAL DA CRIANÇA

As obras de reforma do Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva (Hospital da Criança), em Rio Branco, visam promover melhorias nas estruturas das enfermarias, posto de enfermagem, salas de isolamento, sala de punção venosa, hotelaria e banheiros.

Situação: em andamento
Previsão: agosto de 2024

HOSPITAL JOÃO CÂNCIO FERNANDES

Foram retomadas as obras de reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. A intervenção ocorre em parceria com a pasta estadual da Saúde (Sesacre).

Situação: em andamento
Previsão: primeira etapa em 2024

UNIDADES MISTAS

As unidades mistas de saúde em diversos municípios passam por intervenções da Seop, como a da Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul; a da Vila Campinas – Ana Nery, em Plácido de Castro; e a de Acrelândia. As obras se desenvolvem a partir de recursos próprios e de emendas parlamentares.

COMPLEXO VIÁRIO

Neste momento, o Estado trabalha intensamente nos serviços de engenharia no solo e avança na implantação da primeira das quatro alças de acesso do viaduto, no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas.

Projeto do viaduto no centro de Rio Branco/Foto: Reprodução

Situação: em andamento
Previsão: 2025

ORLA DO QUINZE

A Seop já trabalha para realizar a implantação do colchacreto e bolsacreto, que têm como objetivo a estabilização da encosta para contenção das margens, devido ao avanço do rio.

O projeto é executado pela Seop/Foto: Reprodução

Ao todo, a obra é orçada em 21 milhões
Quase 4 milhões do estado
17 milhões da deputada Vanda Milani

Situação: em andamento
Previsão: contenção em 2024 e urbanização em 2025

EDUCAÇÃO, ESPORTES, CULTURA E TURISMO

CIEC

Os serviços de reforma e adequação do Centro Integrado de Esporte e Lazer para a Comunidade (Ciec) ocorrem na Estação Experimental, em Rio Branco.
Situação: em andamento.
Previsão: junho/julho de 2024.

BIBLIOTECA DA FLORESTA
Foi assinada em meados de abril a ordem de serviço de revitalização da Biblioteca da Floresta. A obra já iniciou conforme cronograma.
Situação: em andamento
Previsão: 2025

CALÇADÃO DO NOVO MERCADO E CALÇADÃO DA GAMELEIRA

A Seop também fez intervenções para recuperar o Calçadão do Novo Mercado Velho, da Passarela Joaquim Macedo e do pátio do Calçadão da Gameleira, na capital.
Situação: concluídos

SEGURANÇA PÚBLICA

Nos últimos anos, o governo do Acre realizou revitalizações, reformas e adequações nos batalhões da PM e/ou no Corpo de Bombeiros de Sena Madureira, Senador Guiomard, Assis Brasil, Brasileia, Feijó, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. O Quartel da Polícia Militar de Rio Branco também foi todo reformado.

4° BATALHÃO DE EDUCAÇÃO, PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL (BEPCIF) DE CRUZEIRO DO SUL.

O prédio passa por reforma neste momento. A segurança pública foi outro setor bastante contemplado pela Seop. Os prédios das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros foram reformados e adequados em diversos municípios, oferecendo atendimento digno aos usuários dos serviços e beneficiando milhares de servidores.

Agora a reforma acontece somente na piscina, que já foi outra ordem de serviço.

Situação: prédio concluído e piscina em andamento.
Previsão: julho/agosto de 2024

6° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM CRUZEIRO DO SUL

Este batalhão foi inaugurado em 2023. A Seop realizou toda a reforma e adequação do 6° Batalhão da PM de Cruzeiro do Sul.

Situação: concluído
Delegacia-Geral de Polícia Civil de Epitaciolândia
Atualmente a Seop realiza serviços de manutenção e revitalização da Delegacia Geral de Polícia Civil do município.

Quartel Patrulha Maria da Penha em Rio Branco

Na Patrulha Maria da Penha ocorre atualmente serviços de manutenção e revitalização. O quartel também passou a ter uma nova identidade visual (já pode ser vista) para facilitar a visibilidade do espaço especializado em amparar as mulheres vítimas de violência.

Situação: em andamento
Previsão: Maria da Penha junho/julho de 2024

Na capital Rio Branco, a Secretaria de Obras trabalha simultaneamente em outros serviços de manutenção predial, tais como na sede do Giro da PMAC e na delegacia de polícia do bairro Cadeia Velha.

COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE RIO BRANCO

A Secretaria de Obras, em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), tem realizado diversas intervenções no local, como a reforma do bloco administrativo, a reforma na penitenciária feminina, além do investimento em um novo sistema de esgoto e na melhoria do sistema de tratamento e distribuição de água.

Situação: em andamento
Previsão: conclusão em 2024

TORRE DE TREINAMENTO DA HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR (CBM)

Há um ano foi entregue em Rio Branco a primeira torre de treinamento da história do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) no Acre, visando ao atendimento de ocorrências em altura para salvamento da população.
Situação: concluída e entregue.

Poder Judiciário

Atendendo a necessidade do Tribunal de Justiça, estão em andamento: a reforma da Escola do Poder Judiciário, a reforma e adequação da guarita visando à implantação do Centro de Atendimento Primário da Cidade da Justiça e as reformas e adequações dos fóruns da Comarca de Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Centro Administrativo de Brasileia

As obras de construção do Centro Administrativo de Brasileia estão 70% concluídas. O novo prédio é erguido em um local afastado de eventuais enchentes.
Situação: em andamento
Previsão: agosto de 2024

Procon

O Procon terá sua sede própria na capital. O prédio, que está sendo construído pela Seop, contará com espaços mais amplos e modernos para atender melhor a população e assegurar mais qualidade no ambiente de trabalho dos servidores.

Situação: em andamento
Previsão: 2024

Controladoria-Geral do Estado

A Seop trabalha intensamente nas obras de construção do novo prédio da CGE, que está nas fases finais de concretagem das estruturas, com obras já na cobertura.

Previsão: Final de 2024/início de 2025
Sistema Público de Comunicação

Neste setor, a Seop realiza no momento a revitalização do Centro da Juventude (Ceja)/Rádio Aldeia) e Rádio Difusora de Rio Branco. Já foram concluídas no último ano as reformas e ampliações da Rádio AM e EM de Sena Madureira e da Rádio Difusora de Feijó.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas