“Não posso dar um passo maior que a perna”, diz Gladson sobre novo reajuste a servidores

De acordo com o chefe do Poder Executivo, ele poderá fazer ajustes nos gastos na máquina pública para conseguir cumprir com o prometido

Na última semana o governo anunciou que a segunda parcela do Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%, prevista par ser concedido no final de junho deste ano, poderá ser adiado.

Gladson Cameli, governador do Acre/Foto: ContilNet

Nesta segunda-feira (3), em entrevista ao site Ac24horas, o governador Gladson Cameli se posicionou pela primeira vez sobre essa possibilidade.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, ele poderá fazer ajustes nos gastos na máquina pública para conseguir cumprir com o prometido. Inclusive, com a possibilidade de uma contenção nas contas públicas.

“Eu não vou fazer nada que coloque em risco a folha de pagamento, a saúde financeira do estado e, mais ainda, a credibilidade. Eu não posso dar um passo maior que a perna”, disse.

O governador reafirmou que a possibilidade de adiamento se dá em razão da redução das receitas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), repassadas pelo governo federal ao Acre, justamente em razão do desastre atingido no Rio Grande do Sul.

“Estou acompanhando os passos da economia. Há uma tendência de baixa do FPE, anunciada pelo próprio tesouro nacional do governo federal, e eu tenho que estar acompanhando. Às vezes, não depende do que eu quero, é uma situação nacional, mas isso tudo, no seu momento, não é motivo de alarde. Eu vou fazer o que tiver que fazer para cumprir minha palavra, sim. Temos que ter prioridade também de cumprir o que é nosso compromisso, mas a equipe econômica está muito ciente, porque não é só pagar em dia os funcionários, temos os fornecedores, temos os terceirizados, temos toda a máquina estadual”, declarou.

O aumento salarial deveria ser pago acima da inflação oficial do país. Esta será a segunda, de quatro parcelas anuais, iguais e não cumulativas, que serão implementadas até 2026. Ao todo, o aumento chegará a 20,32%.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas