Diversas instituições do Acre assinaram o Pacto pela Democracia para combater a desinformação durante o processo eleitoral deste ano nesta sexta-feira (24).
O acordo foi firmado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal (PF), Justiça Federal, OAB Seccional Acre, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Acre (PMAC).
O objetivo do pacto é reduzir os danos causados pela disseminação de informações falsas, fortalecendo a confiança nas instituições democráticas. O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto, enfatizou a necessidade de garantir informações corretas e confiáveis para os eleitores.
“As eleições municipais de 2024 se aproximam, e precisamos garantir que cada cidadão tenha acesso a informações corretas sobre o processo eleitoral”, afirmou o desembargador ao Ac24horas.
O pacto prevê a criação de uma rede para fortalecer a Justiça Eleitoral e combater a desinformação, com medidas como a fiscalização do processo eleitoral, estratégias preventivas contra fake news e outras ações colaborativas.
Confira o documento na íntegra: