Deputado Calegário destina emenda de R$ 200 mil para Centro Acriano de Integração; entenda

O deputado estadual Fagner Calegário destinou uma emenda parlamentar de 200 mil reais para o Centro Acriano de Integração (CAIS) com o objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção ao uso de drogas ilícitas e lícitas nas escolas para jovens e adolescentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dependência de substâncias como álcool, tabaco, cocaína, maconha, anfetaminas e psicotrópicos consome aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de qualquer economia, refletindo-se em gastos com hospitais, acidentes de trânsito e no trabalho, além da perda de produtividade.

Uma pesquisa de 2005 do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas apontou que, naquele ano, as mortes associadas ao consumo de drogas no Brasil foram estimadas em 13.366.

O projeto, chamado de “Despertar sem Drogas: Educação para o Futuro”, visa conscientizar sobre a prevenção do uso e reuso de drogas lícitas e ilícitas nas escolas do Estado, através de palestras e distribuição de material educativo. Inicialmente, a iniciativa abrangerá mais de 10 escolas em Rio Branco, com a realização de mais de 50 palestras destinadas a alunos do ensino fundamental e médio.

O programa tem como objetivo atender 5 mil alunos da rede pública de ensino com as palestras. Para Calegário, as palestras de conscientização sobre drogas são fundamentais para a prevenção e educação da sociedade.

“Essas iniciativas são essenciais para informar a população sobre os riscos associados ao uso de substâncias que podem causar dependência, problemas de saúde física e mental, além de consequências sociais e legais.A principal razão pela qual este projeto foi idealizado é a preocupação com o futuro dos nossos jovens e adolescentes, afinal, é nessa fase escolar que muitos tomam decisões que influenciam diretamente seu futuro”, afirmou o parlamentar.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas