sábado, 24 maio 2024

Gladson assina empréstimo para obra da ponte do 15, Calçadão e Arco Metropolitano

Suene Almeida, ContilNet

O governador Gladson Cameli assinou nesta quinta-feira (16) o contrato de empréstimo de operação que autoriza a quantidade de US$ 1240 milhões, destinado ao início das obras da ponte do 15 e do arco metropolitano.

O empréstimo foi feito por meio do banco Fonplata, formado pela Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O pedido de empréstimo foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

O valor foi aprovado para empréstimo há três anos e está previsto o financiamento da ponte do Quinze, o Arco Metropolitano e o Calçadão da Raimundo Escócio.

A construção da nova ponte tem o intuito de desafogar o trânsito de veículos e pedestres entre o primeiro e o segundo distrito da capital acreana, otimizando a mobilidade urbana e o atendimento de ocorrências policiais e de saúde, além do transporte de cargas.

Já a obra do novo calçadão será um projeto de intervenção por meio de um projeto de urbanização e contenção da encosta do Rio Acre. A obra contemplará o trecho entre a Rua Marechal Deodoro até a Rua Sergipe no Centro da cidade, nas adjacências do Mercado Municipal Elias Mansour.

A implantação do Arco Metropolitano de Rio Branco busca aliviar o tráfego da capital e envolve a construção de uma ponte sobre o Rio Acre, de 250 metros de extensão, e a execução de serviços de pavimentação, com terraplanagem, drenagem, passeio público, sinalização viária e iluminação.

A primeira etapa prevê obra com extensão total de 21,3 km, incluindo 12,3 km da estrada do Quixadá e 9 km na estrada AC-40.

Últimas