sábado, 24 maio 2024

Bolsonaro passa mal em Manaus e terá que ser transferido para Brasília de UTI aérea nesta segunda

Redação ContilNet

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser transferido de um hospital em Manaus (AM) para Brasília na manhã desta segunda-feira (6) após contrair novamente uma infecção na pele, a chamada erisipela, durante uma visita à capital do Amazonas no último final de semana. A informação foi confirmada pelo próprio ex-presidente da República em suas redes sociais.

Bolsonaro será transferido para a capital federal em uma aeronave com UTI aérea, acompanhado de pelo menos dois médicos intensivistas. A previsão é de que o avião decole com o ex-presidente entre o final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira.

Durante viagem a Manaus, no fim de semana, Bolsonaro foi internado duas vezes após ser diagnosticado com erisipela, processo infeccioso de pele provocado por uma bactéria. O ex-presidente teve a doença em 2022, após perder as eleições.

No sábado (45), Bolsonaro comentou sobre a doença ao deixar o hospital em Manaus. “Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer”, disse o ex-presidente, que voltou a ser internado no domingo (5).

Médicos cardiovasculares ouvidos pelo ContilNet no Acre informaram que a doença relatada pelo ex-presidente é um quadro que pode sofrer muitas complicações e se tornar grave. Os sintomas são lesões avermelhadas com dores, além de mal-estar generalizado.

A doença é comumente associada a problemas de circulação ou a fatores que funcionam como portas de entrada para a instalação da infecção, com uma infecção bacteriana na derme e tecido adiposo adjacente, que envolve uma grande participação do sistema linfático.

Normalmente, a patologia está associada a alguma doença que facilita a instalação desse quadro, as chamadas “portas de entrada”, como por exemplo, úlcera venosa crônica, picada de insetos, manipulação inadequada das unhas e ferimentos na pele.

As pessoas que têm problemas de circulação, imunidade baixa ou obesidade tendem a ser mais suscetíveis à erisipela. A erisipela geralmente ocorre na perna, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como braços e rosto.

É uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos e em pessoas com sistema imunológico comprometido, relacionadas a estress e ansiedade.

Últimas